O que é Prevenção de Perdas? Conheça as 5 principais perdas do seu negócio

O que é Prevenção de Perdas? Conheça as 5 principais perdas do seu negócio

Primeiramente, você sabe o que são perdas? Perda é tudo que gera impacto negativo nos resultados financeiros da sua empresa. Aqueles que combatem as perdas na organização compõem a equipe de Prevenção de Perdas. As perdas podem ser: conhecidas, desconhecidas, administrativas, financeiras ou de produtividade. Você conhece cada uma delas? Se não conhece, vem com a gente que detalharemos a seguir.

Perda conhecida é mais conhecida no varejo como quebra e pode ser definida como todo produto que não tem mais condições de ser comercializado. Exemplos: Produtos quebrados, manchados, amassados, produtos com defeitos por erros de manuseio e produtos fora da validade. Esses produtos são encontrados por algum representante da loja que averigua, recolhe e realiza a baixa no sistema. Chamamos então de conhecida toda a perda identificada e registrada por algum representante da empresa.

Perda desconhecida são aquelas que simplesmente somem! Mas como assim? Nenhum produto some não é mesmo? Então! São produtos que não vemos fugindo pela porta, mas são produtos que podem derivar de furtos, erros de entrada e saída de produtos de loja ou fraudes. Só descobrimos esse tipo de perda quando um inventário é feito e então conseguimos visualizar que nem tudo que está no sistema está em loja.

Dentre as perdas conhecidas como podemos classificar? As perdas podem ser classificadas em três tipos: administrativas, financeiras e de produtividade. Mas como identificar?

1. Perdas Administrativas

Perda administrativa são perdas derivadas dos processos administrativos, logo podem ser erros de cadastro de produtos, erros de inventário, erro de cadastro de produto e desperdício dos recursos, como materiais de escritório, água e luz, entre outros.

Você já viu um produto de alto valor sendo vendido a um preço muito abaixo do normal? Pois é, pode ter sido só um erro de cadastro de preço que foi parar na loja. O cliente vai conseguir levar o produto com o preço divulgado, e ele está sob a guarda do Código de Defesa do Consumidor. Mas o que você pode fazer para detectar isso rapidamente para não ter prejuízo? O seu processo interno para detectar essa falha está claro para todos?

2. Perdas Financeiras

Perdas Financeiras são aquelas derivadas do setor financeiro e que estão intrinsecamente ligadas a planejamento de compras e ao custo da mercadoria. Exemplo: Compras sem planejamento podem gerar pedidos de produtos sem volume necessário para conseguir desconto. Da mesma forma, também pode gerar uma compra acima da necessidade gerando futuramente uma queima de estoque onde a empresa perderá margem do produto.

Uma despesa financeira clássica e que poucas empresas negociam é, por exemplo, a taxa de cartão. Um bom começo para analisar seu financeiro é se perguntar se você tem uma Gestão Financeira de Excelência.

3. Perdas de Produtividade

Por fim, as perdas de produtividade são os famosos retrabalhos que causam perda de tempo devido a erros no processo ou por falta de padronização de processos. Ou seja, a falta de produtividade geralmente decorre porque as pessoas não sabem exatamente o que deve ser feito.

Se sua equipe sabe mais ou menos uma atividade, cuidado! A sua produtividade também pode estar mais ou menos! Você provavelmente não está extraindo o que há de melhor na sua equipe.

Conhecer as fontes de perdas é o primeiro passo para preveni-las. Você já ouviu falar em Prevenção de Perdas? Essa é uma área que tem como missão combater todas as perdas da empresa. A demonstração dos resultados do setor é descrita em forma de indicadores e do cumprimento dos procedimentos das atividades chave da sua empresa. O setor de Prevenção de Perdas é então um setor de averigua o cumprimento de processos e busca toda e qualquer irregularidade que gere impacto no resultado financeiro do negócio.

Para termos uma ideia, o faturamento em 2018 do setor supermercadista correspondeu a 5,2% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), equivalente a R$ 355,7 bilhões. Somente as perdas desse setor corresponderam a R$ 6,7 bilhões em 2018.  É muito recurso sendo desperdiçado, não acha? Quanto está sendo perdido na sua empresa?

Quer saber mais sobre Prevenção de Perdas? Acompanhe nossos conteúdos que são publicados periodicamente com o intuito de ajudar você a entender mais sobre o mercado e manter sua empresa sempre no topo!

Quer levar sua empresa a outro patamar de resultados? Nós te levamos!



Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *