O que você deve saber sobre Inbound Marketing e seus fundamentos para criar uma estratégia de atração para seu público

O que você deve saber sobre Inbound Marketing e seus fundamentos para criar uma estratégia de atração para seu público

Hoje, vim falar com você sobre o Inbound Marketing, também chamado de Marketing de atração. Para entendermos o que significa o Inbound Marketing, precisamos antes saber o que o diferencia das formas ativas de prospecção trabalhadas nas áreas de marketing, também chamado de Outbound Marketing.

Então para começarmos vamos responder a seguinte pergunta: qual a principal diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

No Inbound marketing a comunicação parte do público para a empresa, já no Outbound Marketing, a comunicação ocorre de maneira mais interruptiva, partindo da empresa para o público.

Essa comunicação, partindo do público é característica mais marcante do Inbound, por isso ele é chamado de marketing de atração, pois através de sua implantação a marca tem maior poder de se destacar e ser procurada pelo seu público.

Esse cenário em que o cliente procura sua marca para conversar parece o sonho de todas as empresas, não acha? Você já imaginou um público inteiro de interessados nas suas soluções? Um público inteiro esperando e ativamente engajado no que sua marca tem a dizer e representa?

Só que, para gerar esse tipo de atração e engajamento, existe um segredo!

Para que o público inicie a conversa com você, o seu negócio precisa ter algo que realmente gere valor para esse público, que está cada vez mais saturado de informações e com cada vez, menos tempo.

Para conquistar atenção e tempo, os ativos mais importantes da atualidade, você precisa estar preparado e bem munido para que então possa mostrar de maneira legítima que tem um diferencial e relevância.

Construindo no público o prazer em ativamente investir em lhe conhecer para que possa construir as primeiras janelas de contato, onde irá permitir que ele possa, avaliar e formar conceitos e opiniões sobre a sua empresa e sua marca.

Para isso, você precisará ter em mãos informações que lhe permita sair da ideia de público generalizada e começar a visualizar. Para quem você pode agregar mais valor, para quem suas soluções são destinadas.

Você irá então usar cases de sucesso e todas as informações demográficas que possuir para construir o seu Perfil Ideal de Cliente.

E após determinar esse perfil, você irá fazer entrevistas em profundidas e utilizar de maneira complementar o design thinking com sua equipe. Com a finalidade de construir sua persona, uma representação lúdica do seu Perfil Ideal de Cliente, mas baseada em fatos concretos que aproximará sua marca e deixará suas ações, cada vez, mais concretas.

Dando uma rápida visão sobre o quão importante é conhecer seu Perfil Ideal e sua Persona, podemos dizer que:

O processo de construção de uma estratégia de Inbound Marketing parte então, muito mais do que você consegue entregar para o público do que o contrário.

Esse é o grande desafio das organizações para a aplicação de um método de atração. É necessário entender: o seu cliente, o contexto em que ele está imerso, os atributos que ele valoriza e os desafios que ele tem que o leva a procurar mais sobre algum tipo de produto ou serviço.

Então, trate de levantar e investigar todos esses pontos, essa é sua principal forma de criar ligação.

Coloque sua equipe no jogo e até seus próprios clientes, faça perguntas e trate de levantar as possíveis respostas a cada pontos-chave da jornada do seu cliente.Quais dúvidas meus clientes possuem quando contratam meus serviços ou compram meus produtos?

Quais dificuldades normalmente eles estão passando quando cogitam minhas soluções? Quais benefícios eles procuram de maneira prioritária?

Quem os ajuda a avaliar as suas decisões de compra? Como eu consigo reduzir as dúvidas que ele(s) possui sobre meus serviços?

Como posso reduzir as dúvidas que terceiros que o influenciam possuem? Qual a forma que ele gosta de se comunicar? Em que momento ele prefere se comunicar?

Partindo das respostas a esses questionamentos, você irá entender de maneira mais precisa como entregar o valor que seu cliente espera, e não aquilo que você acredita que ele necessite.

Após ter as respostas que traduzem a realidade do seu cliente, trate de começar uma estratégia de construção de conteúdo relevante. Faça da sua missão, retirar as barreiras e atritos que seus clientes têm com o mercado e suas soluções. Rodando um processo de educação e evangelização do mercado, aos poucos você construirá o que se chama de autoridade e relevância.

A utilidade e fit do seu conteúdo para as situações que o público vivencia, o elevará frente aos outros

Como você vai ter ajudado todo um público a entender o contexto que está inserido, e irá ter efetivamente disponibilizado para ele respostas aos questionamentos mais relevantes deles. O público irá construindo confiança em você, e o tomará como referência para aquele tipo de temática, então gradativamente você irá se destacando no mercado e sendo procurado.

E o melhor de tudo, o investimento será bem mais baixo do que fazer as propagandas em massa que, muitas vezes, não resultam em compromissos entre as marcas e o público, e sua a relação com os seus clientes se tornará bem mais duradoura e marcada por reciprocidade.

Então, não perca tempo, e comece a planejar como gerar valor e atrair clientes!

Como últimas dicas, lembre-se:

  1. Quanto mais colaborativa for o processo de construção desse conteúdo com várias pessoas do seu negócio melhor, pois você irá ter uma capacidade de entrega de valor maior, por várias perspectivas diferentes,
  2. Poderá no processo engajar seus colaboradores e fazer com que eles se tornem reconhecidos.
  3. Fique certo de que na estratégia de Inbound você está atraindo público para todos os estágios de compra, não só quem não o conhece ou entende pouco do seu ramo, mas também aqueles que tem dúvidas mais específicas ao avaliar qualidade ou outras características dos produtos.
  4. Em uma estratégia de Inbound ampla que agregue todos os estágios, o conteúdo produzido servirá não só para quem nunca o comprou, mas também para aqueles que já são seus clientes, mas não conseguiram ainda criar identificação com sua proposta.

Gostou das dicas sobre Inbound? Fique no nosso blog e dê uma lida nos nossos conteúdos, tenho certeza de que encontrará mais formas de conhecer nosso trabalho e o que nós podemos fazer por você!

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