O Delivery nunca foi tão importante! Saiba como implantar no seu Varejo

O Delivery nunca foi tão importante! Saiba como implantar no seu Varejo

Fomos empurrados 5 anos à frente do que esperávamos! Esse foi o efeito Covid-19 em nossas empresas, a digitalização e customização dos atendimentos, que antes eram tendências, viraram em questão de dias a grande necessidade das empresas no momento.

Gerar vendas, atender e manter relacionamento com clientes, do “dia pra noite” se tornou uma tarefa árdua para as empresas que apenas atuavam presencialmente. Entregar produtos por meio de lojas ou fazendo visitas de atendimento aos clientes neste momento não é fácil e em alguns casos é possível. O que resta como principal opção? O serviço Delivery.

Aprenda como implantar o Delivery na sua empresa

Para implantar esse novo canal, ou aprimorar aquilo que sua empresa já fez não se deve agir por impulso, pode acabar se afundando em prejuízos financeiros, ainda mais com a incerteza do retorno e necessidade de segurança de caixa que o momento exige. Sua imagem frente aos clientes também pode ser prejudicada, caso não faça algo que atenda ao que as pessoas esperam e muitas vezes, esse quadro se torna irreversível.

Nenhum empresário deseja o mal para seus clientes, e a maioria sabe as consequências de não atender as expectativas deles; simplesmente não retornam para comprar. Para isso resumimos o que você precisa fazer rápido para efetivar uma boa operação de delivery em seu negócio.

Ao começar um delivery, a sua empresa se expande instantaneamente. Essa expansão não é física, mas a sua operação deve estar preparada. Antes de estabelecer uma área de entregas, saiba se a sua operação, estoque e seus funcionários possuem a capacidade de produzir mais e mais rápido.

As equipes de atendimento, vendas, operação, logística e estoque, que antes não eram acostumadas a trabalhar com prazos, agora passam a ser acompanhadas por esse indicador. Delivery é medido por velocidade e precisão das entregas, então, se isso for um problema para sua empresa, é importante ficar atento. Geralmente algumas mudanças são necessárias e saber o que deve ser feito exige algumas análises.

Analise sua empresa e o potencial de implantação do delivery sobre a seguinte lógica:

Como os clientes irão pedir de sua empresa?

Coloque-se no lugar do seu cliente e primeiro defina quais canais de comunicação eles mais utilizam para contatar sua empresa, com isso em mãos, estabeleça processos de atendimento para sua equipe que ficará responsável por responder e acionar seus clientes nestes canais (Whatsapp, Facebook, Instagram, site, telefone etc.).

Ainda pensando como cliente defina o tempo que é aceitável enviar os retornos nos meios de comunicação escolhidos e quais mensagens deverão ser passadas nesses meios, tempo e velocidade são cruciais e precisam ser acompanhados.

É importante neste momento definir boas pessoas para atender os clientes e formar sua equipe para realizar esse atendimento conforme foi definido. Por fim, escolha e implante boas ferramentas de controle dessas operações de atendimento.

Depois do pedido realizado como será sua operação de preparação dos pedidos?

Este é o momento de olhar para dentro da sua empresa, veja sua estrutura de estoque e como ele está disposto, pense na melhor forma da sua equipe de operação/estoque fazer a preparação dos pedidos, sejam produtos prontos ou para preparo. A regra é eficiência; layout, espaço e processos são cruciais neste momento.

Desenhe um fluxo dentro da sua loja ou de seu estoque para que sua equipe de separação possa seguir e funcione como um relógio, é importante que pense também em qual tempo é possível realizar este trabalho para não causar frustação em seus clientes e só prometa o que conseguirá cumprir.

A partir da análise de operação de separação e preparação dos pedidos defina a capacidade de atendimento por dia que consegue fazer e planeje-se com sua equipe em escalas e alternação de times para manter o máximo de produtividade nos horários e dias com maior operação de vendas e entregas, isso vai ocorrer de acordo com o produto com que trabalha.

Qual melhor forma de delivery?

De acordo com seu produto existem algumas modalidades de entrega, e devem ser escolhidas de acordo com as características de seus clientes e de seu produto:

1. Pontos de retirada:

Seu cliente poderá fazer pedidos e por comodidade, pode escolher retirar em algum ponto físico de sua empresa, isso exigirá que tenha bons funcionários para fazer essa entrega, bem como um ponto que seja de fácil acesso para os clientes estacionarem e saírem com rapidez.

2. Entrega por correios:

Como o próprio nome diz, é enviar seus produtos por meio dos correios ou de transportadoras que façam esse tipo de serviço. Normalmente essa modalidade é utilizada quando as entregas são para fora da região que a empresa está sediada, os prazos e custos dessas entregas são normalmente maiores e é preciso atenção para que não perca competividade dos preços quando inseridos esses novos custos.

3. Entregas same day:

Modalidade de entregas rápidas, normalmente por motos ou pequenos caminhões que mantêm estoque para pronta entrega, é a modalidade mais comum para empresas que podem fazer rápida entrega para seus clientes. Nesta modalidade o cliente deve receber no mesmo dia do pedido ou momentos depois. Aqui estão a maioria dos aplicativos de entrega como Rappi, Loggi, Uber, iFood etc. Também é comum nesta modalidade que a própria empresa tenha seus entregadores, se isso for possível, torna mais vantajoso a partir de certo ponto da operação, tronando a entrega mais barata, já que os aplicativos cobram taxas altas para os serviços de entrega.

4. Entregas programadas:

Nesta modalidade os clientes têm a possibilidade de agendar sua entrega, para tanto é necessário que sua empresa tenha um bom controle desses pedidos e quando deverão ser entregues, tendo uma operação de separação e preparação com maior foco na data de agendamento dos clientes.

Todas as modalidades de entrega são uteis e aderentes a maioria dos produtos de varejo, mas é necessário que você faça uma boa análise daquilo que é possível fazer em sua empresa, e definir as formas de entrega que serão precisas para atender aos seus clientes.

Os serviços Delivery continuarão após esse momento difícil de lockdown, então aproveite este momento e implante em sua empresa, você sairá mais forte após esse duro período.

Nós ajudamos você!

  • Como eu adapto meus processos atuais atender as vendas do delivery?
  • Quais as mudanças na minha estrutura eu precisarei fazer para ter um canal de delivery consistente?
  • Como eu posso melhorar meu atendimento aos clientes do delivery?
  • Como devo organizar as entregas para garantir a expectativa dos clientes e o prazo?
  • Quais indicadores são mais importantes para gerar melhoria de processos para o delivery?
  • Como posso aumentar as vendas e atrair mais clientes para o delivery?

Se precisar de ajuda para na implantação de um Delivery que funcione assertivamente, com os menores custos possíveis e que seja bem avaliado pelos seus clientes, conte conosco, temos consultores especialistas prontos para te ajudar.

Lucas Castro
Lucas Castro
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Administrador pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Gestor do Portfólio Comercial e Vendas da Gomes de Matos, com 10 anos de experiência na área de vendas tendo conduzido mais de 20 projetos em empresas para treinamento e estruturação de equipes de vendas. Instrutor dos módulos de Gestão Comercial e Vendas da Escola de Empresários e facilitador de treinamentos com mais de 500 vendedores impactados.

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