Conheça os 3 níveis do Planejamento e Controle de Produção

Conheça os 3 níveis do Planejamento e Controle de Produção

Pode-se se pensar que essa área tem foco apenas na produção. Mas, como encantar o cliente e vender um produto sem saber quando ele poderá ser entregue? Logo, o PCP (Planejamento e Controle de Produção) deve abranger desde o planejamento da venda à entrega do produto. O PCP é importante para três áreas em uma empresa: Comercial, Suprimentos e Produção. Para atender as estas áreas, ele se divide em três fases: Planejamento Estratégico da Produção, Plano Mestre de Produção e Programação da Produção.

01. Planejamento Estratégico da Produção

O Planejamento Estratégico da Produção é focado em atender as demandas da área Comercial. Para isso, ele é feito com base na análise de demanda existente e prevista. Seu horizonte é feito em meses e tem como objetivo orientar a equipe comercial em quando o produto estará à disposição do cliente, logo, ele norteia o vendedor para que prazo ele pode prometer a entrega ao cliente. Esse planejamento é o nível mais estratégico do Planejamento e Controle de Produção e leva em consideração também a capacidade de produção e disponibilidade de recursos financeiros.

02. Plano Mestre de Produção

Já o Plano Mestre de Produção tem função tática e, por isso, é mais detalhado que o Planejamento Estratégico da Produção e geralmente é graduado em semanas. Ele tem foco em planejar a produção dos produtos já vendidos e então é nessa fase que existe a especificação do produto a ser fabricado, quais os recursos serão necessários e levanta-se também os gargalos. Logo, é nessa fase que existe a definição sobre o modo de fabricação, montagem e entrega do produto. O Plano Mestre de Produção é o guia para a área de Suprimentos.

03. Programação da Produção

Por fim, tem-se a Programação da Produção. Essa etapa tem foco na operação e por isso é detalhada por atividades diárias. É nesta etapa que são descritas as peças do produto e são definidos os parâmetros de quando, o que, por quem e com que ferramenta será processada cada peça e etapa de produção. A Programação da Produção orienta a equipe de produção, nossos colegas de “chão de fábrica”.

E aí? Já conhecia como era composto um Planejamento e Controle da Produção? Você realiza essas etapas de planejamento em sua empresa? Mais importante, você acompanha os resultados e verifica se seu planejamento está sendo eficiente? Quais as ferramentas te auxiliam na construção das etapas de planejamento?

Cuidado! Planejamento não é só colocar datas em um cronograma e tentar cumprir! Todas as datas são baseadas em informações, como: produtividade de unidades de produção, nível de estoque, disponibilidade de caixa, entre outros. Conta pra gente, como você faz na sua empresa?

Quer elevar a sua empresa para outro patamar de resultados?

Nós te levamos! Venha conhecer mais sobre a Gomes de Matos

Marina Jucá
Consultora Associada

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *