Gestão de desempenho: confira o case de sucesso da Inspetoria Salesiana

Gestão de desempenho: confira o case de sucesso da Inspetoria Salesiana

A implantação da gestão de desempenho é um processo que necessita de planejamento e parceria. Esse procedimento aconteceu na Inspetoria Salesiana em conjunto com a Gomes de Matos e foi um sucesso!

A cooperação entre os colaboradores e a consultoria da Gomes de Matos gerou resultados satisfatórios, possibilitando a avaliação de desempenho, realização de feedbacks e Plano de Desenvolvimento Individual para todos os colaboradores. Acompanhe a execução e os resultados gerados pela implementação da gestão de desempenho.

Conheça a Inspetoria Salesiana

A Inspetoria Salesiana do Nordeste faz parte da Família Salesiana de Dom Bosco, que abrange 32 grupos oficialmente reconhecidos com um total de mais de 400 mil membros. Ela se posiciona como um projeto de educação e evangelização a serviço dos jovens e suas famílias, em Colégios, Paróquias, Oratórios, Rádios, Centros de Formação Profissional etc.

Atualmente, a Inspetoria Salesiana funciona também como um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), concentrando o atendimento de todos os projetos e iniciativas da Família Salesiana de Dom Bosco. São 37 colaboradores prestando serviços nas áreas de tecnologia da informação, financeiro, administração de pessoal, contabilidade e serviço social.

Para assegurar a satisfação dos usuários com os serviços prestados pelo CSC, a Inspetoria Salesiana busca constantemente o desenvolvimento dos seus colaboradores e, mais especificamente, a implantação de um modelo de gestão de desempenho.

Qual o objetivo de desenvolvimento na Inspetoria?

O foco do projeto na Inspetoria foi:

  • O desenvolvimento das competências organizacionais;
  • O progresso das competências técnicas;
  • A evolução das competências comportamentais;
  • O cumprimento das atribuições e requisitos mínimos de acesso ao cargo.

Para isso, foi imprescindível levantar os gaps dos colaboradores frente ao nível de expectativa dos gestores e usuários dos serviços prestados por eles.

Confira as ações realizadas pela Gomes de Matos

A Gomes de Matos Consultores Associados, consultoria especializada em Gestão Empresarial, foi contratada para assessorar à Inspetoria Salesiana na implantação da sistemática de avaliação de desempenho.

Os seguintes processos foram realizados:

  • Compreender o processo de treinamento da equipe de colaboradores na metodologia de avaliação de desempenho;
  • Definição dos atributos e pesos mais adequados à estratégia desejada pela Inspetoria;
  • Definição e conceituação de todas as competências, facilitando a compreensão de avaliados e avaliadores;
  • Aplicação dos formulários de avaliação de desempenho;
  • Realização de feedback com os colaboradores avaliados e construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de todos os colaboradores.

A Impulse Up, plataforma de avaliação de desempenho, metas, gestão do PDI, feedbacks contínuos e elogios, foi escolhida como ferramenta para implantação do modelo de gestão do desempenho pela facilidade da customização dos formulários. Ela dispõe de uma navegação intuitiva, proporcionando uma excelente experiência tanto aos avaliados, como aos avaliadores.

A plataforma foi escolhida também pela necessidade da obtenção de respostas rápidas com relação ao desempenho dos colaboradores e mais automação na realização da matriz 9box, bem como para a construção e acompanhamento dos planos de desenvolvimento individual.

A implantação da gestão de desempenho e seus desafios

É bastante comum que, em projetos de implantação de novas metodologias de gestão, apareçam obstáculos e desafios que devem ser mitigados para que o resultado aconteça. O principal desafio para a implantação da metodologia de gestão de desempenho na Inspetoria Salesiana foi o fator tempo. Foram destinados 02 meses para que todas as fases fossem concluídas com êxito e que os resultados concretos fossem percebidos pelos avaliados e avaliadores.

O levantamento de riscos do projeto levou em conta também aspectos como o nível de maturidade da equipe de gestores, uma vez que gestores com baixa maturidade tendem a não responder as avaliações com sinceridade ou criticidade, podendo inclusive incorrer em protecionismo e resistência para fazer a avaliação.

Tivemos como desafio, a própria resistência dos colaboradores, tendo em vista o possível receio de que a avaliação de desempenho seja utilizada para demissões e não como ferramenta de desenvolvimento e, como mencionado, o tempo. Este último, impacta inclusive no tempo dos gestores para realização das etapas da avaliação nos formulários.

O primeiro passo para evitar estes riscos foi a realização de uma palestra de sensibilização aos líderes, tendo em vista que não havia metodologia implantada, apresentando a relevância da implantação da metodologia de gestão de desempenho, os papéis e responsabilidades dos líderes neste processo. O real objetivo do modelo, que é desenvolver pessoas a partir de informações mais objetivas e efetivas sobre o desempenho das pessoas, bem como a apresentação oficial da ferramenta de avaliação. Este momento foi crucial para a formação de aliados internos para o sucesso do projeto.

Inspetoria Salesiana e Gomes de Matos juntos rumo ao sucesso

Junto aos colaboradores também foram realizadas ações de sensibilização tanto por meio de ações de endomarketing, quanto por reuniões setoriais entre os gestores e seus liderados para calibração sobre os conceitos das competências avaliadas, bem como prazos das etapas.

Especificamente para a etapa de feedback, foi realizada uma palestra de alinhamento sobre a relevância da ferramenta e todos os planos em decorrência desta implantação, bem como papéis e responsabilidades do colaborador neste processo de implantação.

Além destes pontos, foi crucial para o sucesso do projeto a unificação de duas forças essenciais: a consultoria Gomes de Matos com seu know-how especialista em implantação da metodologia de gestão do desempenho e a Impulse Up que por meio da sua equipe de Customer Success conseguiu realizar todas as configurações e padronizações em tempo hábil.

O modelo da gestão de desempenho com a plataforma Impulse Up

O modelo de gestão de desempenho da Inspetoria Salesiana foi definido com forte ligação com a estratégia da instituição, principalmente no que diz respeito à satisfação dos usuários do Centro de Serviços Compartilhados. Com isso, o principal objetivo do modelo é permitir sair de um mapeamento mínimo dos gaps de competências para uma visão clara sobre o desempenho e quem são os talentos da Inspetoria, tudo isto aliado à tecnologia, unindo velocidade e qualidade ao modelo de gestão.

Foi possível também realizar a avaliação na metodologia 9box e, em decorrência dela, ter clareza sobre quem são os nossos talentos e o que precisamos fazer para elevar o nível de entrega das pessoas frente as exigências dos usuários.

Em decorrência do processo de avaliação, foram elaborados planos de desenvolvimento individual dos colaboradores para que a área de Recursos Humanos possa acompanhar com mais precisão a evolução e cumprimento das ações estabelecidas no PDI. O acompanhamento feito de forma on-line permite mais agilidade na elaboração do PDI, pois conta com uma biblioteca de opções de ações, de acordo com o gap identificado.

Objetivo alcançado e resultado satisfatório

O principal resultado do projeto foi a clareza do mapeamento de competência dos colaboradores que saiu de mínimo para um alto nível de precisão dos gaps individuais, aliado a isso houve uma substancial percepção dos colaboradores sobre o seu desempenho, dando mais transparência e segurança às pessoas do nível de aderência delas às entregas exigidas para o cargo.

Foi possível evidenciar também uma evolução muito expressiva no nível de interação entre os líderes e seus liderados, dando mais uma ferramenta aos líderes para fazer gestão de forma mais profissional e efetiva, baseada em fatos e resultados concretos e menos “achismo”.

Há ainda uma percepção clara de que, com o projeto, a decisão sobre pessoas ficou mais clara e pautada em aspectos técnicos, dando à Alta Direção muito mais segurança na tomada de decisão sobre as pessoas. Foi possível definir com mais tranquilidade possibilidades de substituição e inclusive de movimentação de pessoas entre áreas, colocando a pessoa certa no lugar certo.

Quer aumentar a qualidade dos seus serviços e elevar sua empresa para outro patamar de resultados? Entre em contato conosco! Venha conhecer mais sobre a Gomes de Matos.

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