Entenda o que é Employer Branding e como implantar

Entenda o que é Employer Branding e como implantar

As estratégias e os objetivos traçados pelos negócios são diretamente impactados pelos colaboradores, responsáveis por executar as ações pertinentes aos resultados. Com isso, as empresas têm demandado mais fortemente de pessoas com notável potencial para lidar com desafios mais complexos.

Quando se fala em atrair, reter e engajar profissionais, automaticamente pode-se pensar em remuneração ou assuntos correlatos. Sem dúvidas, esse é um fator importante, mas existem vários outros que são essenciais para uma imagem positiva e relevante aos potenciais, atuais e ex-funcionários.

Mas qual a relação com employer branding? Vamos entender o motivo?

O que é Employer Branding e qual sua importância?

Segundo a literatura, o termo significa marca empregadora e pode ser definido como a reputação de uma marca para atração e retenção de profissionais.

Compõe-se de estratégias – contínuas e consistentes – voltadas ao desenvolvimento e a sustentação de uma boa imagem das empresas, semelhante ao trabalho de gerar relevância da marca para o consumidor final, porém, o público da vez são os colaboradores. Em outras palavras, trata-se de tornar o negócio num lugar atraente e agradável para se trabalhar.

Com uma boa marca empregadora, os funcionários tendem a se tornar embaixadores da marca, gerando uma percepção positiva aos consumidores. Além disso, ela influencia na manutenção do bom relacionamento com fornecedores e demais stakeholders, possibilitando diálogos mais assertivos para negociações, acordos e outros contatos existentes com o ambiente em que o negócio está inserido.

Mas qual o impacto financeiro disso na minha empresa? Diretamente, uma boa marca empregadora implica num menor turnover e otimiza os processos de atração e seleção, reduzindo custos e demais recursos relacionados a esses processos. Além disso, colaboradores mais engajados geram resultados melhores, desde a execução em si de suas tarefas às ideações para o negócio.

Falando em engajar colaboradores,um plano de cargos e carreiras bem estruturado, com remuneração fixa e variável justas, sem dúvidas é fundamental para os funcionários, mas há outros fatores da jornada do colaborador quemuitas vezes sobrepõem às questões pecuniárias e possui relação direta com o employer branding. Por exemplo, a autonomia, os desafios presentes na empresa, o ambiente, a jornada e a flexibilidade do trabalho, a promoção de treinamento e desenvolvimento e outros fatores.

Implantando employer branding

Para as estratégias de employer branding deve ser considerado que a marca se comunica, portanto, tanto a comunicação interna quanto a externa alinhada a tais estratégias é um dos pontos essenciais.

Quando se fala de marca, existem vários pontos de contato desta com o público e, sabendo-se que a jornada do colaborador é composta por momentos distintos do funcionário em uma empresa, desde o processo de seleção até o seu desligamento, já pode-se concluir a abrangência e a convergência do employer branding com projetos e processos da gestão de pessoas. Falando da área de RH, é essencial que a mesma seja bem estruturada e possua atuação estratégica de modo que o employer branding seja efetivo além dos demais projetos e processos.

Afinal, como implantar?

Diagnóstico

Antes mesmo de saber para onde quero ir, devo saber onde estou, concorda? Com isso, entende-se que para criar uma boa marca empregadora, primeiramente é preciso que seja realizado um levantamento e uma análise do negócio como um todo, em termos de missão, visão, valores e demais aspectos da cultura para subsidiar as ideações e decisões.

Definição das estratégias de Employer Branding.

Conforme os pontos identificados no diagnóstico e informações complementares adquiridas, deve-se traçar estratégias atreladas à cultura do negócio e que possa agregar valor aos colaboradores e demais stakeholders como, por exemplo, atributos almejados pelos profissionais para se trabalhar em uma empresa.

Estruturação da equipe, políticas e processos

Para que as ações traçadas obtenham êxito, é importante estruturar uma equipe com as competências necessárias para fazer o resultado acontecer. Ademais, para nortear a atuação da equipe, é essencial a elaboração de políticas e processos integrados.

Melhoria contínua

Implantar Employer Branding é um trabalho contínuo com resultados visíveis a médio e longo prazos, com isso, todo o empenho realizado para construir uma boa marca empregadora necessita que os resultados sejam acompanhados, mensurados e melhorados. O objetivo aqui é avaliar o que foi feito e planejar melhor os próximos passos.

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