Já entramos na 4ª revolução industrial, a internet das coisas está aí e ainda temos empresas que acreditam que não precisam investir em Gestão de Pessoas.
Mas, afinal, o que é Gestão de Pessoas? E o que uma coisa tem a ver com a outra?
Gestão de Pessoas é o conjunto de práticas relacionadas à atração, desenvolvimento e reconhecimento das pessoas dentro de uma organização. Quanto mais evoluirmos em termos de tecnologia, mais precisaremos garantir que teremos as melhores pessoas, que essas pessoas estarão em constante processo de desenvolvimento e se sentirão reconhecidas e valorizadas nas nossas empresas. Do contrário, como poderemos prestar os melhores serviços? Como poderemos nos manter competitivos nesse mundo tão volátil, incerto, complexo e ambíguo?
Todos nós já nos deparamos, em algum momento, com a frase-slogan de 9 entre 10 consultorias de Recursos Humanos: “pessoas certas nos lugares certos”. Ok, mas o quê, exatamente, significa isso?
Significa ter as pessoas com o nível de competência certos para o nível de complexidade daquelas tarefas que estamos atribuindo a elas. Se eu tiver na minha equipe pessoas com mais competência do que a complexidade da tarefa, elas logo deixarão a empresa por puro tédio. Se, por outro lado, a complexidade da tarefa for maior do que o nível de competências dela, o nível de estresse será tão alto que pode gerar adoecimento.
É preciso, portanto, adotar as práticas mais adequadas de:
- ATRAÇÃO DE PESSOAS
- Práticas que permitam identificar, no mercado de trabalho, as pessoas que possuem os valores e as competências que melhor combinam com a cultura da minha empresa e com a complexidade das funções relacionadas ao serviço que eu presto.
- DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
- Práticas que permitam identificar, nas equipes que compõem a minha empresa, as competências disponíveis e adequadas para novos projetos e as competências que ainda precisam ser desenvolvidas por meio de treinamentos, programas de desenvolvimento, coaching, mentoring, dentre outros.
- RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DE PESSOAS
- Práticas que permitam reconhecer, com base em critérios claros e objetivos, o desempenho das pessoas.
Há inúmeras outras práticas que não foram mencionadas, sobre as quais poderíamos discorrer por várias páginas, mas prefiro concluir dizendo que cada uma dessas práticas se interrelaciona umas com as outras, se desdobra em tantas outras, formando um verdadeiro sistema de gestão de pessoas que resulta, em última instância, no desenvolvimento e sucesso das pessoas e das organizações.