Gomes de Matos

  • HOME
  • INSIGHTS
  • CONSULTORIA
  • EXCLUSIF
  • CARREIRAS
  • SOBRE NÓS
  • CONTATOS

Os principais tipos de estrutura organizacional.

 11 de dezembro de 2019

Os principais tipos de estrutura organizacional.

Por Guilherme Pequeno / maio 2018 / Publicado em: Alinhamento Organizacional, Blog, Gestão de Desenvolvimento Organizacional

A estrutura organizacional se caracteriza por um conjunto de autoridades, responsabilidades, decisões e comunicações adotadas por uma organização. Na prática, é a forma como as atividades são divididas, coordenadas e organizadas, ajudando a definir a cultura organizacional e a hierarquia da empresa.

Em uma empresa, a estrutura organizacional tem relação direta com a sua estratégia e está vinculada a diversos aspectos: humanos, físicos, jurídicos, econômicos, administrativos e financeiros.

Existem diversos modelos de estruturas organizacionais. Cada empresa possui particularidades, realidades e objetivos diferentes e é exatamente por isso que cada uma se adapta melhor a um tipo de estrutura organizacional.

Conheça os principais tipos de estrutura organizacional, sendo os três primeiros modelos tradicionais e os dois últimos, estruturas modernas:

  1. Estrutura linear

Sendo mais simples e antiga, foi originada dentro do exército e costuma funcionar bem com empresas pequenas. Com formato piramidal, possui uma autoridade única/linear e unidade de comando, isso quer dizer que cada colaborador recebe orientações de um único superior. Há hierarquia do escalão mais alto para o mais baixo, as decisões são centralizadas e a comunicação é feita através de linhas formais.

  1. Estrutura funcional

Deriva da estrutura em linha, mas se diferencia dela porque os colaboradores de qualquer área devem se reportar a todos os diretores, mesmo que de uma área diferente da sua, porém o superior responde apenas pela sua especialidade e não faz interferência nos outros setores. A ênfase na especialização busca facilitar funções. Possui decisões descentralizadas, linhas de comunicação direta e a autoridade é funcional ou dividida.

  1. Estrutura Linha-Staff

Combinação entre as linhas linear e funcional, mas a primeira tem predominância. A ideia é aproveitar as vantagens de cada uma dessas estruturas e reduzir suas desvantagens. Possui órgão de apoio (staff) aos gerentes de linha. Na prática, os órgãos com estrutura linear são os que realizam atividades-fim da empresa, enquanto os outros órgãos são considerados staff (consultoria, assessoria, planejamento, controle, suporte).

  1. Estrutura baseada em projetos

Esse modelo funciona bem com empresas criativas e dinâmicas, que desenvolvem projetos para clientes. Cada projeto possui um líder diferente e a cada novo projeto os colaboradores são realocados, reportando a um líder específico em cada projeto. Isso funciona muito bem em negócios relacionados à organização de eventos, desenvolvimento de softwares ou campanhas, escritórios de arquitetura, isto é, empresas em que há diversos profissionais especializados para formar uma equipe assim que for necessário.

  1. Estrutura matricial

É a estrutura contemporânea mais desenvolvida e combina as estruturas por produtos e funcional, possuindo gerentes de produtos/projetos e gerentes funcionais. A unidade de comando não existe, pois cada departamento é subordinado a dois gerentes. A ideia dessa estrutura é atender as necessidades de coordenação e especialização da empresa, ou seja, ao mesmo tempo em que cada projeto é independente, também precisa contar com um gestor sênior de cada departamento para garantir a qualidade do trabalho e o cumprimento das políticas da empresa.

Gostou do conteúdo deste texto? Então, o que acha de saber mais sobre o poder da execução?

Continue nos acompanhando e se aprofunde em outros assuntos importantes para o seu negócio!

mm

Guilherme Pequeno

Sócio e CSO - Chief Sales Officer - Gomes de Matos Consultores Associado. Obteve em 2013 a formação para atuar como Conselheiro no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral e também é Bacharel em Administração de Empresas e Administração Pública pela UECE – Universidade Estadual do Ceará; MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua como conselheiro em empresas de médio e grande porte dos segmentos de Serviços, Comércio e Indústrias.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP