A estrutura organizacional se caracteriza por um conjunto de autoridades, responsabilidades, decisões e comunicações adotadas por uma organização. Na prática, é a forma como as atividades são divididas, coordenadas e organizadas, ajudando a definir a cultura organizacional e a hierarquia da empresa.
Em uma empresa, a estrutura organizacional tem relação direta com a sua estratégia e está vinculada a diversos aspectos: humanos, físicos, jurídicos, econômicos, administrativos e financeiros.
Existem diversos modelos de estruturas organizacionais. Cada empresa possui particularidades, realidades e objetivos diferentes e é exatamente por isso que cada uma se adapta melhor a um tipo de estrutura organizacional.
Conheça os principais tipos de estrutura organizacional, sendo os três primeiros modelos tradicionais e os dois últimos, estruturas modernas:
- Estrutura linear
Sendo mais simples e antiga, foi originada dentro do exército e costuma funcionar bem com empresas pequenas. Com formato piramidal, possui uma autoridade única/linear e unidade de comando, isso quer dizer que cada colaborador recebe orientações de um único superior. Há hierarquia do escalão mais alto para o mais baixo, as decisões são centralizadas e a comunicação é feita através de linhas formais.
- Estrutura funcional
Deriva da estrutura em linha, mas se diferencia dela porque os colaboradores de qualquer área devem se reportar a todos os diretores, mesmo que de uma área diferente da sua, porém o superior responde apenas pela sua especialidade e não faz interferência nos outros setores. A ênfase na especialização busca facilitar funções. Possui decisões descentralizadas, linhas de comunicação direta e a autoridade é funcional ou dividida.
- Estrutura Linha-Staff
Combinação entre as linhas linear e funcional, mas a primeira tem predominância. A ideia é aproveitar as vantagens de cada uma dessas estruturas e reduzir suas desvantagens. Possui órgão de apoio (staff) aos gerentes de linha. Na prática, os órgãos com estrutura linear são os que realizam atividades-fim da empresa, enquanto os outros órgãos são considerados staff (consultoria, assessoria, planejamento, controle, suporte).
- Estrutura baseada em projetos
Esse modelo funciona bem com empresas criativas e dinâmicas, que desenvolvem projetos para clientes. Cada projeto possui um líder diferente e a cada novo projeto os colaboradores são realocados, reportando a um líder específico em cada projeto. Isso funciona muito bem em negócios relacionados à organização de eventos, desenvolvimento de softwares ou campanhas, escritórios de arquitetura, isto é, empresas em que há diversos profissionais especializados para formar uma equipe assim que for necessário.
- Estrutura matricial
É a estrutura contemporânea mais desenvolvida e combina as estruturas por produtos e funcional, possuindo gerentes de produtos/projetos e gerentes funcionais. A unidade de comando não existe, pois cada departamento é subordinado a dois gerentes. A ideia dessa estrutura é atender as necessidades de coordenação e especialização da empresa, ou seja, ao mesmo tempo em que cada projeto é independente, também precisa contar com um gestor sênior de cada departamento para garantir a qualidade do trabalho e o cumprimento das políticas da empresa.
Gostou do conteúdo deste texto? Então, o que acha de saber mais sobre o poder da execução?
Continue nos acompanhando e se aprofunde em outros assuntos importantes para o seu negócio!